Bem-vindo(a) ao diário de Adam e Eve, onde são relatadas as experiências e a evolução de duas pessoas comprometidas em mudar os hábitos físicos e alimentares, através de uma rotina de exercícios e do programa alimentar sugerido no livro "A dieta do abdômen". AGUARDAMOS SEUS COMENTÁRIOS! PARTICIPE!

domingo, 1 de fevereiro de 2009

1º dia de dieta, 11º de exercícios

Alimentação

O único obstáculo para a realização da dieta do abdômen que você pode pensar inicialmente é a dificuldade para o acesso a alguns alimentos, principalmente na questão do preço.

Nós decidimos não desanimar e resolvemos que quando for necessário, faremos algumas substituições.

Quatro grupos de alimentos encaixaram, em nosso caso, exatamente nesta situação. O grupo das nozes (que também incluem castanhas, amendoim, etc.), cereais (como granola ou flocos de milho), frutas vermelhas e o Whey Protein geralmente saem muito caro nos mercados convencionais. Assim, em nosso primeiro dia de dieta, eles ficaram muito limitados, pois pretendemos ir durante a semana na zona cerealista no centro de São Paulo, onde vamos comprar as nozes e cereais bem mais em conta, aguardar a feira livre no meio da semana para comprar as frutas e o Whey comprei pela internet, assim deve chegar nos próximos dias. Logo, você que já leu o livro não estranhe nas alterações que realizamos aqui. Nosso objetivo não é quebrar a dieta e nem incentivar a você que faça isso, mas nossa intenção é justamente o contrário, ou seja: siga a dieta o mais próximo possível do idealizado, porém não desista ou deixe de fazê-la por falta de algum dos itens.

Vamos lá então ao nosso primeiro cardápio:

Café da Manhã

2 fatias de pão integral 12 grãos
1 colher de sopa de requeijão light (desnatado)
1 fatia de peito de peru
1 copo de vitamina de banana (200 ml de leite batido com 1 banana e 1 colher de sopa de mel para adoçar)

Lanche da Manhã

Não fizemos (não é recomendado pular refeições)

Almoço

1 prato de espaguete integral
Molho de atum e ervilhas
1 porção de espinafre cozido
Tempero do molho e espinafre só com azeite de oliva extra virgem, cebola, alho e pouquíssimo sal
1 copo (200 ml) de suco de uva integral sem açúcar

Lanche da Tarde

Não fizemos (não é recomendado pular refeições)

Jantar

2 fatias de pão integral 12 grãos
1 colher de sopa de requeijão light (desnatado)
1 ovo frito na água (é só colocar um pouco de água no fundo da frigideira, deixar ferver e colocar o ovo)
1 fatia de peito de peru
1 fatia de queijo branco

Lanche da Noite

3 biscoitos de aveia
3 colheres de chá de creme de amendoim

Dicas importantes que estamos colocando em prática:

- Não pular refeições, principalmente para não chegar na refeição seguinte "morto de fome" e comer mais do que o necessário;
- Beber bastante água fora dos horários das refeições para estar sempre hidratado;
- Mastigar muitas vezes o alimento para ajudar o corpo absorver os nutrientes na digestão e também evitar a necessidade de beber algo enquanto come;
- Eliminar totalmente o açúcar refinado (use quando necessário mel ou açúcar mascavo, mas em quantidades bem reduzidas);
- Diminuir ao máximo o sal;
- Todos os 11 alimentos são saudáveis mas devem ser consumidos com moderação e em porções menores do que as porções da alimentação antiga, caso contrário, mesmo com exercícios, a redução de peso será quase impossível, já que para eliminar peso, precisamos gastar mais do que consumimos.

Exercícios

Ficamos muito felizes e animados com a realização do primeiro dia de dieta, porém estávamos sentindo a necessidade do exercício físico (já que perdemos o horário de funcionamento da academia pela manhã por acordar mais tarde). Assim, saimos à noite para uma caminhada de 45 minutos em ritmo de moderado a forte.

Desta forma, não deixamos a peteca cair, já que o nosso objetivo é fazer algum tipo de atividade física todos os dias.

Nenhum comentário: